Já nos habituamos a ver as nossas capacidades aumentadas quando temos ao nosso alcance um telemóvel com funcionalidades como: uma máquina de calcular, acesso à internet ou GPS incorporado.

Em novembro 2022, a OpenAI lançou o ChatGPT e em apenas 5 dias obteve um milhão de utilizadores. O Instagram precisou de 75 dias. Um Chatbot como nunca se tinha visto!
Multiplicam-se as notícias insólitas desde o juiz que proferiu uma sentença com a ajuda do ChatGPT, aos cientistas que submeteram artigos científicos para publicação identificando o ChatGPT como co-autor ou os estudantes universitários que tiveram de repetir os exames porque usaram o ChatGPT para dar as respostas!
A capacitação que estas ferramentas permitem transforma inevitavelmente a forma como muitas atividades são desenvolvidas e acarreta vários desafios, particularmente às Universidades. De repente, o HAL 9000 do filme 2001 – Odisseia no Espaço parece muito real.
Hoje a Google anunciou: Vem aí o Bard. O concorrente da Google promete não ficar atrás das capacidades do ChatGPT. Depois de o génio sair da lâmpada não há como colocá-lo lá dentro novamente!